browser icon
Você está usando uma versão insegura do seu navegador web. Por favor atualize seu navegado!
Usando um navegador desatualizado torna seu computador inseguro. Para mais segurança, velocidade, uma experiência mais agradável, atualize o seu navegador hoje ou tente um novo navegador.

O que é Metal Duro ?

Posted by on 17 de abril de 2012

As ferramentas de metal duro revolucionaram a indústria, permitindo avanços e velocidades de corte maiores no processo de usinagem. Ferramentas como brocas, fresas, alargadores e escariadores, são amplamente usadas nos processos de usinagem nos dias de hoje.

No final da década de 20 na Alemanha, Karl Schroter descobriu que se o carboneto de tungstênio, que é um composto frágil, com dureza entre 1.300 e 2.200 HV, possui um conjunto de propriedades, como, alto ponto de fusão, resistência ao desgaste, alta resistência ao choque térmico, condutividade térmica e boa resistência à oxidação. Esse composto químico, misturado com 10% de metais como ferro, níquel e cobalto, compactados, podia ser sinterizado a 1500°C, com fase líquida, resultando em um produto duro entre 75 e 90 HRa, tenaz e de baixa porosidade e ficou conhecido como Metal Duro (MD).

Metais duros sinterizados para ferramentas de corte, foram introduzidos pela empresa alemã Fried Krupp em 1927, com o nome Widia que vem de Wie Diamant do alemão como diamante.

Com o passar do tempo, melhoras significativas foram realizadas no processamento do pó e a qualidade média da produção foi beneficiada. Dentre os avanços mais importantes está o uso do “microgrão”, agora chamado “nano” carbonetos que conseguiram aliar força com dureza e resistência ao desgaste.

Os compósitos de metais duros contribuem para diminuir custos e aumentar a vida útil das ferramentas comparadas a ferramentas de aço convencional.

ACAF utiliza metal duro da melhor qualidade para produzir suas ferramentas especiais de corte. Analisa a necessidade do cliente e oferece a melhor solução.

Visite nosso site: www.acafonline.com.br

ACAF – Ferramentas Especiais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>